NATAL E PAPAI NOEL, ALGO EM COMUM?


Chegada à penúltima semana de dezembro lembra-me da época em que estudava do Instituto Cônego Monte, e das lições sobre o grande acontecimento natalino, a vinda ao mundo do “Salvador da humanidade”. Em uma sociedade Cristã, seria natural aproveitarmos tal data para propagandearmos a figura de Jesus Cristo, nascido supostamente na região do Israel atual, há cerca de 2000 anos.

Há uma série de fatores que servem para questionarmos a exatidão das datas, dos tais um deles é o fato do calendário o qual estabelece o ano 2012 como presente, foi criado por volta do ano 1100 d.C., daí a palavra “supostamente”, que causa certo espanto quando falada assim sem arrodeios, mas ela deve ser empreendida neste caso, pois há uma série de incoerências quanto às exatidões que a ciência histórica necessita para apreender um acontecimento como “verdadeiro”.

O profeta Jesus de Nazaré existiu isso é fato, há uma série de documentos que comprovam, entretanto a figura do natal há muitos anos já deixou de ser o Cristo, e passou a ser um homem de trajes vermelhos, barbudo e um pouco acima do peso (sic). Uma das pessoas que mais ajudou a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente C. Moore, um Literato americano que publicou um poema intitulado Uma visita de São Nicolau, em 1822, direcionado para seus filhos. Neste poema foram imbuídos no imaginário dos leitores as figuras mitológicas das renas, do trenó e dos bons atos executados por um bom homem. A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesaréia. Contudo, enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente PAPAI NOEL do CAPITALISMO é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de mangas brancas, calças vermelhas de bainha branca, cinto e botas de couro preto.

Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Daí o amigo leitor questionaria: O que tem A COCA-COLA com isso?!!! Tudo! Absolutamente Tudo! enquanto aqui em Santa Cruz, na época do natal experimentamos um tempo de sol, com temperatura na casa de 28°C a 38°C e com isso é favorecida a venda da bebida que é refrescante por excelência. Entretanto na região da américa do Norte e Europa, nessa época o inverno é rigoroso!!! Eu sempre achei muito engraçado ver os comerciais onde os ursos bebiam coca cola em meio a uma montanha de gelo e não entendia, pois não fazia sentido, eu estava correto desde sempre!!! 

O Alemão Thomas Nast serviu de base para alavancar as vendas da bebida no periodo natalino, Nast havia criado em 1886 a figura do Papai Noel com roupa vermelha para a revista Harper’s Weeklyss Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), típico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a empresa de bebidas Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel (ou Pai Natal) ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca, O QUE FOI BASTANTE CONVENIENTE, JÁ QUE ESTAS SÃO AS CORES DE SEU RÓTULO. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no periodo frio , fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado totalmente. A análise que faço com informações apenas de memória, das inumeras discussões que já presenciei sã apenas para registro, poderia enumerar diversos fatores que comprovam que o nascimento de Jesus não aconteceu em dezembro, basicamente porque “dezembro não existia!”o calendário não era esse e neste mês o frio experimentado em Belém da Galiléia não permitiria que um menino nascesse numa estrebaria. O Papai Noel foi criado para vender o Natal! Por força do capitalismo monopolista que busca o lucro exorbitante em todos os seus empreendimentos. Cabe a cada um fazer o natal que lhe convier, prefiro apenas aproveitar o feriado e o 13° para relaxar com minha família, os mitos e os costumes são todos vaidade! Já diria o profeta Jeremias...


André Soares

Concluinte do curso de Licenciatura em História Unp-Natal Rn

Email: a.souza.soares@hotmail.com

2 comentários:

  1. Muito boa sua abordagem meu caro colega :)



    ResponderExcluir
  2. DE FATO FIQUEI TRISTE AO VER UM COMERCIAL DA COCA COLA (YOUTUBE) ONDE ELA VAI ATÉ A UM LUGAR LONGÍNQUO, ONDE NÃO SE CONHECIA O NATAL, E ELA APRESENTA O PAPAI NOEL COMO SÍMBOLO DO NATAL PARA A POPULAÇÃO. UMA PENA! ELA DEVERIA TER FALADO DE JESUS, QUE VERDADEIRAMENTE É A RAZÃO ÚNICA DO NATAL!!!

    ResponderExcluir